“Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida.”
(Paulo Freire)

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Metodologias - Trabalho de Física

A SEMANA PAULO FREIRE 2020 foi um evento virtual realizado entre os dias 07 e 09 de maio na página do Facebook da escola: 


Os professores foram convidados a transformar em atividades virtuais os projetos planejados para o evento presencial, cujo tema foi: Metodologias.

Trabalho de Física

Os alunos do primeiro ano Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração, orientados pelo professora Renata Ribeiro divididos em grupos, pesquisaram sobre experiências:

Bateria de Batatas 

O vinagre acaba tendo uma reação química com a batata e o zinco, produzindo os elétrons que faltava para completar os prótons, criando assim uma corrente elétrica. Ora, a batata é condutora de corrente elétrica.


Pêndulo de Newton 

Conservação da energia mecânica: Quando levantamos a bolinha da extremidade, ela passa a armazenar energia potencial gravitacional. Quando a bolinha é solta, ela cai graças à ação da gravidade, e essa energia é transformada em energia cinética durante o movimento. 

Conservação do momento linear: ele ocorre quando a bolinha choca-se com a que estava em sua vizinhança e transfere toda a sua energia e momento linear para a bolinha da outra extremidade; 

Ação e reação: podem ser observadas no choque da bolinha com a que estava ao seu lado e no movimento da bolinha na extremidade oposta; 


Lata Adestrada 

A lata sofre uma influência manual e é submetida a um movimento, os elásticos dentro da mesma, por conta do peso posto neles, armazenam Energia Potencial Elástica. Assim, quando a lata perde força para continuar o moviment, a energia conservada pelos elásticos, é convertida em movimento, o que faz a lata voltar, realizar um movimento inverso do que lhe foi influenciado, sem necessidade de ajuda humana ou manual. 


Efeito Fotoelétrico 

O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material, como por exemplo a radiação ultravioleta. Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, arrancando elétrons da placa. Os elétrons ejetados são denominados fotoelétrons. 


Teoria da Relatividade Geral 

A teoria da relatividade geral , foi publicada por Albert Einstein e estuda principalmente os campos gravitacionais no espaço tempo. Isso quer dizer que, quanto maior o corpo, maior a distorção que esse causa no espaço e, em consequência, no tempo. Uma exceção desses corpos gigantescos são os buracos negros, que não só distorcem o espaço tempo mas fazem nele literalmente um buraco, e até hoje é um mistério o que acontece lá dentro. 


Nuvem na Garrafa 

Adicionamos um pouco de água e álcool na garrafa, que ao chacoalharmos, grande parte do álcool evapora. Adicionamos o ar, com uma bomba de ar, o que eleva a pressão e assim a temperatura, e ao retiramos a tampa da garrafa, sua temperatura e pressão abaixam, formando uma nuvem na garrafa devido a condensação do vapor do álcool. 


Enxergar a Própria Voz 

Os desenhos mudavam conforme a mudança de som emitido. Sons agudos apresentam grandes frequências e os sons graves, por sua vez, apresentam baixas frequências. Assim, cada som produz um desenho diferente. 


Luz que faz Curva na Água 

Quando a luz chega á divisa entre a água e o ar ela reflete completamente e volta, reflete novamente e volta, por isso há o movimento de ziguezague. Assim, a luz segue a trajetória da água. Logo, uma reflexão de luz, os raios de luz que chegam a uma superfície retornam ao meio de onde vieram.


Câmara Escura

O princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passem pelo orifício da câmara sejam projetados no anteparo fotossensível na parede paralela ao orifício. Esta projeção produz uma imagem real invertida do objeto na superfície fotossensível. Note que a imagem está invertida pois o céu azul está na parte inferior.




Nenhum comentário:

Postar um comentário